quarta-feira, 24 de julho de 2013

#Se Foi


É galera do Pipoca Sonora, o Brasil perdeu no último dia 23 uma grande referência musical, o cantor, sanfoneiro e compositor José Domingos de Moraes (72), o Dominguinhos que lutava a 6 anos contra um câncer no pulmão.

Conhecido como o último homem da tribo do cangaço por possuir grande ligação com o rei do baião Luiz Gonzaga, Dominguinhos levou a diversos lugares a cultura nordestina, citando a Paraíba e o Nordeste em ritmo de forró e encantando com uma melodia gostosa de escutar.

José Domingos de Moraes, Dominguinhos, nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Filho de agricultores, fez da música uma esperança de melhores dias para a família.

Mas ele preferiu ficar em Pernambuco. Com os irmãos foi morar no Recife para estudar. Era o primeiro contato com a cidade grande. Depois aceitou o convite de Luiz Gonzaga. Com a família viajou de pau de arara para o Rio de Janeiro, em 1957. Em pouco tempo, começou a acompanhar o Rei do Baião em shows e gravação de discos.


Foi tocando sanfona na porta de um hotel da cidade que conheceu aquele que viria a mudar sua vida. Luiz Gonzaga gostou do que ouviu e convidou Dominguinhos a se mudar para o Rio de Janeiro. Em pouco tempo, começou a acompanhar o Rei do Baião em shows e gravação de discos. E aos 16 anos, um reconhecimento público, que o emocionaria por toda vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário